Ex-secretário de Saúde do ES está internado em UTI de Brasília
21/01/2025
Nésio Fernandes acredita que deve receber alta ainda nesta semana. Ele foi diagnosticado com pancreatite aguda e tromboembolismo pulmonar. Nésio Fernandes, ex-secretário de Saúde do Espírito Santo
Reprodução/redes sociais
O ex-secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em Brasília. Ele foi diagnosticado com pancreatite aguda e tromboembolismo pulmonar (TEP), no domingo(19), e passou por um procedimento cirúrgico.
Segundo o ex-secretário, que também é médico, seu quadro de saúde é considerado estável e ele acredita que deve receber alta ainda esta semana.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
O médico contou ao g1 que estava se tratando de uma infecção e, por isso, precisou ficar internado. Ele havia se submetido a uma cirurgia para tratar uma infecção nos ossos da mastoide, localizados atrás da orelha, e uma pansinusite (forma mais grave de sinusite, com inflamação de todas as cavidades nasais localizadas na face), que complicou o quadro de saúde.
No último sábado (18), ele recebeu alta. "Precisei fazer uma cirurgia e fiquei dez dias internado", disse.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: transexual é agredida por cliente com golpes de facão em posto de gasolina no ES
Namorado de servidora pública morta com golpes de martelo é preso
VÍDEO: foliões arrastam carros para passagem de trio elétrico no Sul do ES
No dia seguinte, porém, após sentir dores abdominais e sintomas respiratórios, ele precisou voltar ao pronto-socorro do hospital, onde passou por novos exames. "Fui diagnosticado com pancreatite aguda e tromboembolismo pulmonar (TEP). Para tratar esse problema, é necessário permanecer na UTI, mas devo receber alta em breve", disse.
Os diagnósticos foram confirmados por uma tomografia computadorizada com contraste de abdômen total, que evidenciou a presença de trombos nos vasos pulmonares. Os exames laboratoriais mostraram elevação de enzimas pancreáticas e marcadores inflamatórios, confirmando os diagnósticos.
Nésio Fernandes
Sesa/Divulgação
Nésio informou ainda que está recebendo todo o suporte necessário e está sendo acompanhado por uma equipe qualificada. "As medidas terapêuticas já foram implementadas. Estou sendo bem acompanhado e acredito que até amanhã (quarta) ou depois, já terei alta", afirmou.
Nésio foi secretário de Estado de Saúde na segunda gestão de Renato Casagrande (PSB), entre 2019 e 2022, durante o período da pandemia de covid-19. Depois, foi nomeado secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde, no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cargo do qual foi exonerado em fevereiro de 2024.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo